sexta-feira, 25 de abril de 2008

Sense and Simplicity

Acho que a nova exposição da Philips, "Sense and Simplicity", atualmente em São Paulo, aponta para novas formas de experiência, num incremento da sociedade do acesso, das máquinas informacionais, enfim. O que a Philips chama de simplicidade, na verdade, acredito eu, trata-se de novos meios de interação, apropriação e aculturação de atividades cotidianas construidas historicamente (como falava Simone na aula anterior).


Segue uma nota dada pelo Yahoo!Notícias


Philips mostra aparelhos e tecnologias do futuro

Qual é o futuro da tecnologia? Cuidar da pele e da dor por meio de luz? Interagir com a história dos livros? Talvez. Mas é certo que o futuro é a simplicidade.
É nisso que acredita a Philips e com esse mote a empresa trouxe ao Brasil a exposição "Sence and Simplicity", que apresenta o que eles estão pensando para os próximos anos. Protótipos de produtos que interagem com o usuário tem como objetivo facilitar a vida das pessoas.
Alguns desses produtos conceito podem chegar ao mercado daqui a alguns anos, outros nunca serão vendidos. Mas eles pretendem mostrar para qual direção a empresa está caminhando.
Uma idéia bem bacana é o
"Álbum de Família", um tipo de porta retrato virtual com uma série de funções bacanas. Nele, é possível visualizar várias miniaturas de imagens ao mesmo tempo, ampliar fotografias na tela e, até mesmo, mandar e enviar fotos sem a necessidade de um PC.
Como eu faço para achar aquela foto da praia? Pegue o gadget na mão, diga "praia" e chacoalhe o aparelhinho. Pronto. Ele vai mostrar a foto que você queria.
Seguindo a linha de compartilhar experiências, o
"Contador de histórias" ajuda os pais na famosa historinha antes de dormir. O livro usa uma tocha e uma lanterna para dar "vida" aos personagens por meio de sons e imagens.
Ainda na linha infantil, o
"Arrastar e soltar" faz com que a casa inteira vire uma grande tela para os pequenos. Com um pincel de luz é possível fazer desenhos e mais: dar movimentos a eles.
Para quem detesta acordar com aquele barulhinho do despertador, o
"Levante e Brilhe" é a salvação. Uma lâmpada próxima à cama simula a luz do sol no horário programado fazendo que a pessoa acorde naturalmente.
É possível acordar também com o
"Em forma", que chama a pessoa na hora de se exercitar. Um treinador virtual orinta os movimentos dos exercícios e mostra como está seu desempenho.
Para desmistificar o cuidado com a saúde outros aparelhos fazem avaliação corporal, monitoração de
ciclo hormonal por meio da temperatura para as mulheres saberem quando é o seu período fértil, e uma torneira inteligente, que purifica a água usando luz UV e filtragem com carbono.

2 comentários:

Olívia Bandeira de Melo disse...

Gostaria de visitar essa exposição. Não vem ao Rio?

Gabriel Malinowski disse...

Acho que não.