sexta-feira, 25 de abril de 2008

Internet na educação

Na aula de ontem, além da experiência como mercadoria, falamos um pouco sobre o uso da internet na educação. O argumento dos educadores, dos comunicadores que trabalham com educação, ou dos "educomunicadores", como preferem teóricos como o professor Ismar Soares, da USP, é de que a autonomia, a participação dos alunos e o diálogo entre esses e os professores contribuem para a construção de conhecimento.
É nesse sentido que as tecnologias de informação e comunicação, sobretudo as novas tecnologias, por possibilitarem uma maior interatividade - ou participação dos alunos - podem contribuir para a qualidade de ensino. O professor atua mais como um facilitador (indicando fontes de pesquisa, revisando textos) ou um provocador (questionando os discursos produzidos pelos alunos, fazendo perguntas que levem a novas reflexões).
Há muitos textos sobre o assunto na Web, assim como há muitas práticas sendo desenvolvidas nas escolas e universidades brasileiras. Segue um link para um desses textos que, coincidentemente, me chegou por e-mail hoje, sobre o uso de blogs na educação.

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