segunda-feira, 14 de abril de 2008

Sem vídeos no Flickr?




Não sei se alguém aqui tem Flickr ou costuma visitar álbuns de fotografia no Flickr. O serviço é utilizado por muitos fotógrafos profissionais e semiprofissionais com objetivo de divulgar seus trabalhos. No entanto, mal o Yahoo, dono do serviço, disponibilizou uma ferramenta de publicação de vídeos, começaram protestos por parte de alguns fotógrafos. Eles acham que a ferramenta de audiovisual vai desviar o foco do serviço e diminuir sua credibilidade, ao transformá-lo num "repositório de vídeos ordinários".
As comunidades We say no to videos on Flickr e Sem vídeo no Flickr já contam com mais de 38 mil participantes.
Acho que esta notícia, que pode ser lida na íntegra no site do Ig, pode incrementar as discussões que estamos travando sobre as ferramentas da Internet. É curioso como o serviço foi apropriado pelos amantes de fotografia e como eles querem agora controlar o seu uso, restringir o seu público e "dominar" a ferramenta. Os protestos seguem com textos mal-humorados e fotomontagens bem-humoradas:

"Não quero polemizar, e discutir aqui sobre a morte da bezerra. Não quero povo falando que o flickr é site de relacionamentos, e que tende a apresentar melhorias (?) e bla bla bla. Acho que foco é foco. O Flickr se consagrou com o serviço de hospedagem de fotos sim, mas o grande mérito é a qualidade do que é apresentado e de como é utilizado. O Flickr deixou pra trás fotolog's, por ter conquistado um publico mais direcionado a fotografia mesmo, e não fãs de diários de bordo. E eu sou a favor de cada macaco no seu galho. Eu gosto do flickr pra fotografia, pra admirar o trabalho de fotografos e apaixonados por fotografia.

Por mim, fica assim. Não postarei videos, não acesso videos. Videos eu vejo no youtube, no Vimeo, onde for, mas não aqui.

Adoro ver os videos no youtube, inclusive de fotografos também, e tem vários que postam video com seus trabalhos. Primo Tacca Neto, Fernandinha Fronza, Fabinho Stachi, Casal Takeda, Stella, e etc. Fora aulas de fotografia e ws que vejo lá. Mas lááá. Aqui não!"


Qual será o fim dessa história?

5 comentários:

Gardênia Vargas disse...

Que loucura Lili... POr que "lá, mas aqui não". Não entendi. Por que querendo dominar a ferramenta? Estão com medo de que? Se acham que vai perder o foco, cria-se outra para fotos e só. Eles podiam se juntar e criar uma ferramenta somente para fotos. Olha a idéia aí!!!

Aos mais radicais:ao invés de discutir o inevitável, aproveite o ensejo e crie uma nova ferramenta para uso exclusivo de fotos. Tenho certeza que vai dar certo. Muito mais do que esse boicote.

Beijos

PS: quero direito autoral do "só foto .com"
:o)

Cláudia Lamego disse...

Ué, conheço não-fotógrafos que fazem do flickr seu diário de bordo. Além disso, na internet, qualquer tentativa de censura, autoritarismo ou que nome tiver a coisa, é "engolida" pela liberdade inerente à rede. Ou não?

Rafa. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafa. disse...

Encurtando o comentário.

Sou dona das palavras ali citadas, e do q vcs consideram um boicote, ou tentativa de dominar o flickr. Acho que me senti como o Pink e o Cerebro em algum plano pra conquistar o mundo.

Sim, a idéia de se fazer um portal só pra fotografias não é nenhuma novidade, e nunca foi feito apenas por ter o flickr ali dispondo de um marketing e publicidade inerente. Aliás, querer dominar o flickr é até curioso, se ele possui API aberta, já somos donos, não?!

Por sinal, desenvolver um site é a coisa mais simples, tendo em vista isso. Nem gastar com servidores pra fotos seria preciso, só elaborar algo q preste com a propria ferramenta deles.

Não existe medo, existe apenas uma certa indignação. Pq o fim justificável pela qualidade do serviço e propositos, deu lugar a disputa de negócios via internet.

Acho que a internet já tem lixo demais pra ser garimpado, qto mais as pessoas pensarem a respeito de GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO ao inves de DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS, mas próximas de um uso ideal da internet elas estariam.

Um abraço e sucesso pra vcs,
Rafaela

Deia Vazquez disse...

Imagina se na epoca que a yahoo lancou outros servicos alem de noticias e email, se os usuarios tivessem feito o mesmo protesto? Nao teriamos flickr hoje.
Se o servidor segura, que aceitem videos! Quem quer, upload; quem nao quer, nao upload.