Eis aqui a proposta do artigo:
O trabalho tem a intenção de investigar as mudanças nos processos de escuta musical desde mídias como a gravação magnética analógica e sua reprodução em fitas cassete e discos de vinil e as mídias surgidas a partir do processo de digitalização da música e sua reprodução em mídias que, aparentemente, apresentam uma maior transparência na reprodução.
Entendo essa “transparência” como uma tentativa de esconder as materialidades das mídias, nessa relação entre equipamentos e usuários.
Como referencial teórico pretendo usar o livro de Michel Chion, “Músicas, Media e Tecnologias”, para uma análise dessas mudanças tecnológicas. Também utilizarei dois livros de Jay Bolter (um em co-autoria com Richard Grusin e outro com Diane Gromala) “Remediation” e “Windows and Mirrors”, onde ele trata das reapropriações de antigas mídias por novas e pensa o conceito de transparência da interface de mídias eletrônicas.
Para pensar a noção de materialidade e trabalhar com uma arqueologia das mídias, pretendo usar autores como Siegfried Zielinski (“Deep Time of the Media”), Friedrich Kittler (“Gramophone, Film, Typewriter”) e Lisa Gitelman (“Scripts, Grooves, and Writting Machines”).
Beijos a todos. Quando será a proxima cerveja?
quarta-feira, 30 de julho de 2008
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