sexta-feira, 27 de junho de 2008

Fanfilms: Antes tarde do que nunca

Eu deveria ter feito isso faz tempo, mas só depois de todas as discussões em torno dos filtros necessários diante de tanta informação disponível e das vantagens de conhecermos os objetos dos nossos colegas que decidi dividir com vocês alguns dos fanfilms de que tanto falo. Espero que gostem e, principalmente, que se divirtam com eles.

http://www.youtube.com/v/gO6rqAJ3mGc

Esse filme aí em cima é considerado o primeiro fanfilm moderno. Produzido em 1997 pelo americano Kevin Rubio, Troops revolucionou a participação dos fãs no universo de Star Wars e uniu a dedicação e o amor de um fã a técnicas profissionais de filmagem.

Troops é uma sátira ao seriado norte-americano Cops, na qual integrantes do exército Imperial dos filmes de George Lucas aparecem em ação, como se fossem policiais comuns, usando as famosas armaduras brancas.

A iniciativa de Rubio abriu caminho para outros fãs começarem a fazer o mesmo, transportando para produções amadoras, idéias e ponderações sobre seus objetos de fascínio.

http://www.youtube.com/watch?v=YUmzR1J_C3s

Esse talvez seja um dos meus fanfilms preferidos. Grayson, de 2004, segue uma estratégia comum a muitos fanfilms, simulando um trailer de um filme que não existe e, provavelmente, não vai existir (reparem logo no início a cartela usada na veiculação de trailers). É a forma que o fã tem de mostrar o que ele gostaria de ver no cinema de uma forma completa, com início, meio, fim e a complexidade de um longa metragem. O diretor do filme, John Fiorella, faz também o papel de Dick Grayson, o Robin, que depois da morte do Batman decide voltar à ativa para livrar Gotham City do crime. Outro recurso comum aos fanfilms presente em Grayson é a participação de personagens de outras histórias, alguns, ainda, com mudanças de caráter.

http://www.youtube.com/watch?v=PIWskgVx_v0

Esse é um outro dos meus preferidos. Mais uma vez, personagens se misturam em nome de uma história surgir em uma conversa de bar, mas que os fãs decidem transformar em realidade. Além de ser muito bem feito, World's finest, feito também em 2004, por outro americano, Sandy Corolla, traz no final um texto que eu considero uma boa síntese do que é um fanfilm:

What you have just seen is an independent, non-profit, artistic expression created purely for fun. It is in no way connected to, or endorsed by Warner Brothers or DC Comics, nor is it intented to undermire or compete with any existing or forthcoming material

The images despicted are a tribute to the iconic characters that have thrilled and entertained generations, and is a deeply respectful tip of the hat to the creators of Superman and Batman, and to all those who have kept them alive…

It is a heartful homage to the legendary heroes who have encouraged us all to dream, to not fear the night, and to look up into the sky… It is in this spirit that the filmmakers wish you to enjoy this brief glimpse of The World’s Finest Superheroes

Thank you for watching

http://www.youtube.com/watch?v=yiSOKvhg2HE&

Esse é o trailer de um fanfilm brasileiro que existe e está disponível aqui. Como é grande (mais ou menos trinta minutos), não está disponível no YouTube. Exilado, de 2005, foi feito por um estudante de cinema paulista e conta com o até então amador Felipe Solari, hoje VJ da MTV, e Seu Jorge, que estava perto de uma das locações e aceitou fazer uma participação. O filme conta a história de um Jedi que veio parar na Terra, mora em São Paulo, e vive de bicos e pequenos furtos. A idéia do filme surgiu da vontade que o diretor, roteirista, produtor, editor e finalizador (porque fã que é fã joga nas onze) Felipe Cagno tinha de filmar uma luta com sabres de luz, depois que viu que poderia facilmente reproduzir os efeitos usados nos filmes originais.

O primeiro fanfilm brasileiro que se tem notícia não está disponível na internet, mas pode ser alugado na Cavídeo. Casa dos Jedi, feito por um designer carioca, parte da idéia de como seria se pergonagens de Star Wars participassem de um programa como Casa dos Artistas. Assumidamente tosco e feito para servir como vídeo de abertura da edição da Jedicon, conferência anual de fãs de Star Wars, organizada pelo Conselho Jedi do Rio de Janeiro, o filme mistura personagens de diferentes filmes da série em um tempo comum, como se todos fossem contemporâneos. Os personagens são apresentados como se tivessem uma vida fora da saga, com personalidades e características que seguem, de certa forma, seu comportamento nos filmes oficiais, porém mais humanos e ordinários.

http://www.youtube.com/watch?v=02suPbe2oPs

Heroes Brazil, feito este ano por dois paulistanos foi um teste. Querendo usar novos recursos de programas de edição, os dois estudantes decidiram fazer o trailer de uma série em que pessoas com poderes semelhantes aos de personagens da série de TV Heroes são encontrados no Brasil, apontando para as possíveis conseqüências disso para a trama da série original. Além de usar um objeto atual, acho que Heroes Brazil caracterizar estratégias dos nossos fãs em divulgar seus trabalhos para fãs de outros paises. E o principal, do jeitinho brasileiro.

Nenhum comentário: