quinta-feira, 27 de março de 2008

Ementa e Programa

Este é o blog da disciplina de pós-graduação do PPGCOM UFF Teorias Criticas.

Ementa e Programa:

Teorias Críticas (ou por uma crítica das teorias críticas)

Prof. Simone Pereira de Sá

Horário: Quinta- feira – 16 às 20 horas

O curso tem por eixo central a reflexão em torno da articulação entre mídia, cultura, consumo e entretenimento na modernidade, segundo diferentes perspectivas; e suas reconfigurações a partir da cibercultura.

Na Unidade I abordaremos algumas das principais teorias críticas: a matriz da Escola de Frankfurt e seus desdobramentos, para a discussão da noção de indústria cultural; a noção de simulacro(de Baudrillard), de sociedade de controle (Foucault); de dromocracia (Virilio), de sociedade do espetáculo (Debord) e de cultura do acesso (Rifkin) – discutindo seus limites para a compreensão da experiência do entretenimento como categoria central da modernidade.

Na Unidade II, abordaremos autores e correntes teóricas que possibilitam a “crítica das teorias críticas” acima abordadas, com destaque para a obra de Walter Benjamin e a noção de modernidade neurológica; a teoria das materialidades; as contribuições da antropologia do consumo; e a discussão de Bourdieu sobre valores, gostos e distinção.

Finalmente, na Unidade III, buscaremos identificar algumas tendências da cultura do entretenimento na atualidade, articulando-a à cibercultura, a partir de estudos de caso tais como blogs, games, música no ambiente digital – dentre outros exemplos selecionados a partir do interesse dos alunos inscritos no curso.

Bibliografia geral (outros títulos serão selecionados para a especificidade de cada aula do curso)

ADORNO, T. e HorkheimeR., M – Dialética do Esclarecimento. Fragmentos Filosóficos.RJ, Zahar, 1985

BAUDRILLARD, J. – A Sombra das maiorias silenciosas. SP, Brasiliense, 1985

BENJAMIN, Walter – Obras Escolhidas. Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo, Brasiliense, 1994.(Obras Escolhidas, v.1)

BOLTER, Jay David & GRUSIN, R. – Remediation:Understanding New Media. Massachussets. MIT Press, 2000.

BOORSTIN, D. - The Image: A guide to the pseudo-events in America.

BOURDIEU, Pierre - A distinção. Crítica social do julgamento. SP, EDUSP, 2007.

BULL, Michael – “The world according to sound. Investigating the world of walkman users.” In: New Media and Society, 2001.vol.3 (2); 179-197. London, Thousand Oaks, Ca and New Delhi.

CHARNEY e SCHWARTZ (orgs.) – O Cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo, Cosac e Naify, 2001 .pp 115-150

DEBORD, Guy – A Sociedade do Espetáculo – Versão online: www.terravista.pt/Ilhado Mel/1540 - 2003

DELEUZE, Gille - Conversações. RJ, Ed. 34, 1992

FREIRE FILHO, João – Reinvenções da resistência juvenil. Os estudos culturais e as micropolíticas do cotidiano.RJ, Mauad X, 2007

FONTENELLE, Isleide Arruda. Mídia, acesso e mercado da experiência. In: Contracampo:

dossiê 40 anos de understanding media. Revista do PPGCOM da Universidade Federal

Fluminense. Niterói: Instituto de Artes e Comunicação Social, 2004, p.185-201.

GABLER, Neal – Vida, o filme. Como o entretenimento conquistou a realidade.SP, Cia das Letras, 1999

GUMBRECHT, Hans Ulrich & PFEIFFER, Ludwig – Materialities of Communication. Stanford. Stanford Univ Press, 1994

MC LUHAN, Marshall and MC LUHAN, Erick – The Laws of Media. The New Science. Univ. of Toronto Press. Toronto, Canada. 1988

GUTFREIND, Cristiane; SILVA, Juremir Machado da (orgs) – Guy Debord: antes e depois do espetáculo.Porto Alegre, EDIPUCRS, 2007.

PEREIRA, Vinicius Andrade – Comunicação e memória: estendendo Mc Luhan. Rio de JANEIRO,ECO/UFRJ, tese de doutorado. 2002.

RIFKIN, Jeremy. A Era do Acesso: a transição de mercados convencionais para networks e o

nascimento de uma nova economia. São Paulo: Makron Books, 2001.

STERNE, Jonathan - Bourdieu, Technique and Technology – Cultural Studies, 17(3/4) 2003, 367-389. Routledge.

THORTON, Sarah – Club Cultures: Music, Media and Subcultural Capital. Hanover & Londres. Wesleyan University Press. Published by University Press of New England, 1996.

TRIVINHO, Eugênio – “Cibercultura, Sociossemiose e Morte: Sobrevivência em Tempos de Terror Dromocrático.” In: Lemos, André & Cunha, Paulo (org.). Olhares sobre a Cibercultura, pág. 57 – 89. Porto Alegre, Editora Sulina, 2003.

THEBERGÉ, Paul – Any sound you can imagine: making music/Consuming technology. Hanover and London. Wesleyen Univ. Press/ Univ. Press of New England, 1997.

___________________ - Plugged in: technology and popular music. In: Frith et alli.- The Cambridge companion to Pop and Rock. pp3-25. UK, Cambridge Univ. Press, 2001

VIRILIO, Paul – O Espaço Crítico. São Paulo, Ed 34, 1993

Programa aula a aula:

Dia 13/ 03 – Aula inicial: apresentação do Programa e das questões, forma de trabalho e avaliação.

Módulo I - Teorias críticas em questão - Abordagem das perspectivas, contribuições problemas e limites das seguintes perspectivas teóricas:

I.1 - A Escola de Frankfurt e a noção de indústria cultural (Aula II - 27/03)

Textos:

“A indústria cultural:O Esclarecimento como Mistificação das massas” ADORNO, T. e HorkheimeR., M – Dialética do Esclarecimento. Fragmentos Filosóficos. Páginas RJ, Zahar, 1985 – pg. 113-157

“O fetichismo na música e a regressão da audição” e “Introdução: Vida e Obra” - ADORNO, T – In: Os Pensadores.SP, Abril Cultural, 1983, 2. ed. - pg. 164-191

GABLER, Neal – Vida, o filme. Como o entretenimento conquistou a realidade.SP, Cia das Letras, 1999 – pgs 11-55

I.2 - Baudrillard e Virilio: pós-modernidade, simulacro e dromocracia (Aula III - 03/04)

Textos:

“Simulacros e Simulações” In: Baudrillard, J. - BAUDRILLARD, J. – A Sombra das maiorias silenciosas. SP, Brasiliense, 1985

A ilusão do fim ou a greve dos acontecimentos – BAUDRILLARD, J. – Lisboa, Portugal, Ed. Terramar, 1992. pg 7-46; 83-94

A fratura morfológica (pg. 22-54) e As perspectivas do tempo real (pg 101-119). In:

VIRILIO, Paul – O Espaço Crítico. São Paulo, Ed 34, 1993

“Cibercultura, Sociossemiose e Morte: Sobrevivência em Tempos de Terror Dromocrático.” TRIVINHO, Eugênio - In: Lemos, André & Cunha, Paulo (org.). Olhares sobre a Cibercultura, pág. 57 – 89. Porto Alegre, Editora Sulina, 2003.

I.3 – Foucault e Deleuze: das sociedades disciplinares à sociedade de controle (Aula IV - 10/04)

“Post-Scriptum: Sobre a sociedade de controle”. In DELEUZE, Gille - Conversações. RJ, Ed. 34, 1992. pg 219-226

“Soberania e disciplina” – In: FOUCAULT, M. – Microfísica do poder.RJ, ED. Graal, 1982.pg 179-192

“Capitalismo” – In: SIBILIA, Paula – O Homem pós-orgânico. Corpo, subjetividade e tecnologias digitais.RJ, Relume-Dumará, 2002. pg 23-39

“O show da vida íntima na Internet: blogs, fotlogs, videologs, orkut e webcams” – In: CAIAFA, J. e HAJJI, M. – Comunicação e sociabilidade:cenários contemporâneos”. RJ, MAUAD, 2007.

I.4 – Debord e a “sociedade do espetáculo” (Aula V -17/04)

A sociedade do espetáculo – Guy Debord. – Caps.1,2.3 e 8

GUTFREIND, Cristiane; SILVA, Juremir Machado da (orgs) Guy Debord: antes e depois do espetáculo – (capítulos: “ Perfil de uma lenda moderna”, de Patrick Tacussel; “ A imagem em Guy Debord”, de Juliana Tonin; “ A melancolia em Guy Debord: de como os franceses chegaram tarde à sociedade espetacular” – de Ciro Marcondes Filho; e “ Guy Debord e a teoria crítica: trajetória, atualidade e perspectivas” - de Francisco Rudiger)

I.5 - Rifkin e a cultura do acesso à experiência (Aula VI – 24/04)

RIFKIN, Jeremy. A Era do Acesso: a transição de mercados convencionais para networks e o

nascimento de uma nova economia. São Paulo: Makron Books, 2001.

FONTENELLE, Isleide Arruda. Mídia, acesso e mercado da experiência. In: Contracampo:

dossiê 40 anos de understanding media. Revista do PPGCOM da Universidade Federal

Fluminense. Niterói: Instituto de Artes e Comunicação Social, 2004, p.185-201.

“Second Life: vida e subjetividade em modo digital” – Accioly, M. I e BRUNO, F. – In: FREIRE FILHO, J. e HERSCHMANN, M. - Novos Rumos da Cultura Midiática: Indústrias, Produtos, Audiências. RJ, Mauad X, 2007

Módulo II – Outros olhares: para além das teorias críticas

II.1 – Walter Benjamin e a experiência neurológica da modernidade – (Aula VII -08/05)

“A Obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica”; “Experiência e Pobreza” e “ O narrador” - BENJAMIN, Walter – Obras Escolhidas. Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo, Brasiliense, 1994.(Obras Escolhidas, v.1)

“Sobre alguns temas em Baudelaire” - São Paulo, Brasiliense, 1994.(Obras Escolhidas, v.2) – pg 103-150

“Estados Unidos, Paris, Alpes: Kracauer (e Benjamin) sobre o cinema e a modernidade”. IN: CHARNEY e SCHWARTZ (orgs.) – O Cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo, Cosac e Naify, 2001 .pp 115-150

II.2 – A Escola de Toronto e a abordagem das materialidades da comunicação – (Aula VIII- 15/05)

(Os textos serão indicados pelo prof convidado, Vinicius Andrade Pereira)

II.3 - Para além da razão econômica: o consumo como produção de sentidos. (Aula IX 29/05) –

( Os textos serão indicados pela prof convidada, Carla Barros)

II.4 - Valores, gostos, distinção e reputação a partir da obra de Pierre Bourdieu (Aula X -12/06)

BOURDIEU, Pierre – Forms of capital.

THORNTON, Sarah - Club Cultures – Music, Media and Subcultural Capital – Univ Press of New England, Hannover, 1996. Cap. 1 e 3 - pg. 1-14; 87-115

STERNE, Jonathan - Bourdieu, Technique and Technology – Cultural Studies, 17(3/4) 2003, 367-389. Routledge.

Módulo III – Entrenimento e pós-espetáculo na cultura digital: estudos de caso

III.1– Consumo de massa, consumo de nicho, cauda longa, micromídias digitais: reconfigurações do modelo da indústria cultural. (Aula XI -19/06)

Estudo de caso das reconfigurações das práticas musicais e outros (a definir a partir dos interesses dos alunos)

III.2 - Interatividade e a centralidade do lúdico na cultura contemporânea - para além do espetáculo. (Aula XII – 26/06)

Estudo de caso da cultura dos games, fan-fictions e outros. (a definir a partir dos interesses dos alunos inscritos)

Feriados e congressos: (com cancelamento previsto de aulas)

20/03 – Semana Santa

01/05 – Dia do Trabalho

22/05 – Corpus Cristi

05/06 – Congresso da COMPÓS

Avaliação:

A nota final resultará da soma dos conceitos: 1) Presença e participação no curso 2) Seminário 3) Trabalho escrito sobre o tema do seminário, com 10 a 15 pgs.

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